O AMOR TRANSBORDANTE DE UMA PROMESSA: A Força de Soraia e Nelson, que Transformaram a Dor da Perda em um Projeto de Vida para 80 Crianças Especiais

Casal de Curitiba/Almirante Tamandaré conta a história de luto e fé que deu origem ao Projeto Gabriel. Iniciativa filantrópica celebra a memória do filho com uma campanha anual de arrecadação de fraldas para famílias de crianças especiais.

Escrito por Sirlei Bittarello

O que fazer quando a maior dor de uma vida – a perda de um filho – se une a uma promessa feita à beira de um leito de UTI? A resposta do casal Soraia Neves e Nelson Santos, de Curitiba/Almirante Tamandaré, transcende o luto e se materializa no Projeto Gabriel, uma iniciativa filantrópica que, há mais de uma década, acolhe e provê itens essenciais a dezenas de famílias com crianças especiais na região.

Em entrevista exclusiva ao programa “Olha Elas” da Rádio Amor e Vida, o casal compartilhou a trajetória íntima de seu filho, Gabriel, que viveu apenas 9 anos. O relato emocionante detalha como a fé, a dor e a promessa de uma festa de aniversário se converteram em um dos mais comoventes projetos sociais da região: a Festa do Gabriel, que hoje é um evento anual de arrecadação de fraldas e, sobretudo, de doação de amor para mais de 80 famílias.

Acompanhe a seguir a transcrição na íntegra da conversa com Soraia e Nelson, que detalham como nasceu o projeto e como a comunidade pode ajudar.


ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: A HISTÓRIA DO PROJETO GABRIEL

Entrevistados: Soraia Neves e Nelson Santos

Entrevistadora: Sirlei Bittarello

P1: Para começarmos, a pergunta mais importante: conta para nós, Soraia, como surgiu esse projeto Gabriel, quem é o Gabriel, quem foi o Gabriel?

Soraia: Para começar a falar, meu coração já me emociona. Então, Gabriel era nosso filho, nosso caso, de nosso segundo filho, né. Eu tenho o Jefferson que está com 39 anos, e meu caçula agora ia estar com 20 anos.

P2: Vamos falar da tua gravidez. Essa gestação sua foi, foi perfeita?

Soraia: Foi perfeita. Tive uma gestação boa, tudo, até os oito meses ia no médico, tudo certinho e daí fui para ganhar. Ele nasceu de oito meses, né, no caso,sem trabalho de parto, bem rápido…

P3: No momento do parto, houve um problema, né? O cordão umbilical estava enrolado no pescoço, mas muitas pessoas falam que foi a demora, porque ele passou a noite inteira no hospital…

Soraia: É uma negligente. Uma certa [criança] nota 10, o meu nasceu nota 5. Então, já deviam ter levado já na hora. Bom, mas agora eu não posso questionar nada porque já aconteceu, né? Ninguém vai trazer meu Gabriel de volta, né?

P4: Como vocês receberam o diagnóstico de que ele seria um bebê especial e talvez nem sobrevivesse?

Soraia: [Quando cheguei] Ele estava completamente dentro de uma estufa, tudo cheia de aparelhos, né, um capacete de oxigênio na cabeça dele, cheia de aparelhos. Daí o médico falou que tinha faltado oxigênio no cérebro dele… e que ele era uma criança vegetativa, para mim ter minhas emoções, segurar minhas emoções. Daí passou 15 dias, o médico falou: “mãe, pai, a gente não tem mais esperança com o Gabriel de vocês, né, porque a gente já tirou todos os remédios fortes… vocês provavelmente vão perder ele”. Mas, graças à fé, com o óleo ungido, ele mexeu o dedinho e ficou 31 dias na UTI.

P5: E o Gabriel ficou com vocês até…?

Soraia: Até 9 anos. Passou por várias cirurgias. Deu muita alegria para mim, né, claro né, que cada movimento que ele fazia, cada gesto, cada cada sorriso que ele dava, cada mexidinha de dedo, alguma coisa, já era uma satisfação enorme para mim, até uma alegria, né…

P6: E quando surgiu a ideia do Projeto Gabriel?

Soraia: O projeto Gabriel é um projeto que já existe há bastante tempo… Vai fazer 12 anos, né, que ele faleceu em 2012… Na UTI, eu prometi para ele que a mãe ia fazer uma festa linda para você, ia fazer uma festa linda para você, porque a festa de aniversário dele era dia 7 de Setembro. Três dias depois [que ele faleceu] vinha na minha cabeça: você vai fazer a festa do seu filho.

P7: E essa promessa foi o estopim para o formato do evento que conhecemos hoje?

Soraia: Sim. Vinha na minha cabeça: você vai fazer a festa do Gabriel e vai convidar umas 10 crianças especiais iguais a seu filho. Em vez de você pedir presentes, você vai pedir fralda geriátrica. Ali a gente conseguiu arrecadar duas mil fraldas no primeiro evento.

P8: E qual o propósito principal da festa hoje?

Soraia: O propósito dessa festa é receber fraldas, né, receber fraldas para essas crianças iguais ao meu filho, né. A gente trabalha o ano inteiro dedicado. Hoje a nossa meta é arrecadar de 10 mil a 12 mil fraldas.

P9: Soraia, o que vocês dizem para quem deseja ajudar e se juntar ao projeto?

Soraia: Nós estamos com mais de 80 crianças. Ajudem a gente a ajudar as outras mães. Eles não estão ajudando nem eu, nem o Nelson, estão ajudando as mães que têm crianças especiais. Elas precisam do nosso carinho, elas precisam do nosso abraço.

P10: Nelson, para quem quiser ajudar, quais são os contatos?

Nelson: Pode entrar em contato comigo, Nelson, no (41) 99702-3908.

Soraia: E o da Soraia é (41) 99904-8027.

P11: Nelson, você tem uma forma de ajudar o projeto através do seu trabalho de confecção. Como funciona?

Nelson: Nelson trabalha com serigrafia, trabalha com estampas, trabalha com malha, faz todo o uniforme da tua empresa. O valor é super acessível e parte dessa renda vai estar sendo revertida para o projeto do Gabriel. É uma forma de ajudar também.

P12: Além de fraldas, que outros itens são importantes para as crianças do projeto?

Soraia: A gente arrecada fraldas, que é o que mais é usado no dia a dia, mas se você tiver a cadeira de banho, cadeira de rodas, tem algumas crianças que se alimentam por sondas, especiais, suplementos, aceita doação também, leite em pó, produto de higiene, lencinho umedecidos, talquinho. Tudo que for relacionado a criança, será super bem-vindo.


INFORMAÇÕES E CONTATOS PARA DOAÇÃO

O Projeto Gabriel trabalha durante o ano todo, mas intensifica a campanha de arrecadação de fraldas na época do aniversário de Gabriel.

A Festa do Gabriel 2025

  • Data: 17 de Setembro
  • Horário: A partir das 14 horas
  • Local: Facop Tanguá (em Almirante Tamandaré)
  • O que levar: Fraldas (principalmente geriátricas, de qualquer tamanho), lencinhos umedecidos, talcos, produtos de higiene, leite em pó, suplementos, cadeiras de roda ou banho.

Para Entrar em Contato e Doar (PIX, Retirada ou Serviço):

PessoaContato
Nelson Santos(41) 99702-3908
Soraia Neves(41) 99904-8027
Sirlei Bittarello (Entrevistadora)(41) 99846-5191 (Para buscar doações no local)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *