Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), no Brasil, aproximadamente 400 mil mortes em decorrência de doenças cardiovasculares são registradas por ano. Dentre essas condições, responsáveis por uma morte a cada 90 segundos, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda mais fatal.
Os dados, que evidenciam a gravidade do problema, ressaltam também a importância de um atendimento especializado nesses casos.
” Existem dois tipos distintos de Acidente Vascular Cerebral, o hemorrágico e o isquêmico. Ambas as condições são emergências médicas, mas as abordagens de tratamento e os prognósticos podem variar significativamente.
explica o neurorradiologista intervencionista dos hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat, Gelson Koppe. “
Referência no atendimento a traumas, o Hospital Universitário Cajuru, 100% SUS, também trata casos de AVC hemorrágico. Embora mais raro que o isquêmico, responsável por 80% dos casos, o tipo hemorrágico é mais grave, pois ocorre quando há o rompimento de um vaso sanguíneo no cérebro.
Esse tipo de AVC representa 20% dos casos totais e tem como principais causas a hipertensão arterial, aneurismas, malformações arteriovenosas (MAV), traumatismos cranianos e distúrbios de coagulação do sangue.
“A agilidade é crucial em casos de AVC, um diagnóstico rápido aliado à técnica ideal é decisivo para salvar vidas. Quanto mais cedo iniciarmos o tratamento, maiores as chances de recuperação do paciente e de minimizar sequelas. reforça o neurorradiologista.”
Apenas durante a primeira quinzena do mês de outubro, sete microcirurgias intravasculares cranianas foram realizadas no hospital, dentre elas, seis foram de urgência ou emergência, sendo necessárias dentro de até 24 horas após o diagnóstico.
Conscientização salva vidas
Para conscientizar a comunidade sobre a importância dos cuidados e prevenção contra essa emergência de saúde, o Hospital Universitário Cajuru irá realizar uma ação temática sobre o Dia Mundial do AVC, na próxima terça-feira (29).
O evento, que acontece das 10h às 20h no Shopping Estação, em Curitiba, será aberto ao público.

Ao longo do dia, equipes da área da saúde estarão disponíveis para aferir a pressão arterial e orientar a população sobre como identificar os sintomas de um AVC de forma didática. Além disso, também serão distribuídos flyers e ímãs de geladeira com informações para reforçar a identificação dos sintomas.
Estaremos presentes aplicando o chamado protocolo SAMU, que conta com quatro tópicos chave para auxiliar a população na detecção rápida de um possível caso. São eles: Sorriso, que indica se há dificuldade para mexer a boca; Abraço, que verifica se a pessoa tem dificuldade para erguer os braços; Música, que presta atenção em confusões na fala ou no canto; e Urgência, que orienta a ligar para o 192 ao identificar sintomas.
finaliza.
Serviço: campanha de conscientização sobre o AVC
- Data: 29 de outubro
- Horário: 10h às 20h
- Local: Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças, Curitiba, PR